23/12/2024

CPI das ONGs ouve lideranças agroindígenas de Mato Grosso

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga a atuação de organizações não governamentais (ONGs) na Amazônia faz audiência pública na terça-feira (24), às 11h, para ouvir os caciques Graciano Aedzane Pronhopa e Arnaldo Tsererowe sobre o setor agroindígena. Os convites foram feitos em requerimentos do senador Mauro Carvalho Junior (União-MT).

Os caciques são lideranças indígenas xavantes do estado de Mato Grosso, mas falarão à CPI representando tribos da etnia Haliti-Paresi. O presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), explicou que os Haliti-Paresi são responsáveis por uma experiência de sucesso na área do agronegócio sem a participação de ONGs.

— Essa comunidade indígena vem se destacando na atualidade como os maiores agricultores de lavouras mecanizadas do mundo, sendo um exemplo de autonomia, liberdade e geração de emprego e renda. Eles são um exemplo de que é possível conciliar preservação e produção e ter autonomia.

A audiência será uma prévia da próxima diligência a ser realizada pela CPI: uma visita às terras dos Haliti-Paresi na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso. A viagem está marcada para a próxima sexta-feira (26).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CPI das ONGs ouve lideranças agroindígenas de Mato Grosso (issoenoticia.com.br)

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment