A ação foi realizada entre os dias 24 e 30 de maio em Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira. Ao todo, 510 kg de peixe, 18 tartarugas, 126 anzóis e 14 conjuntos de canoas foram apreendidos.
(por G1 MT)
Mais de meia tonelada de pescado irregular foi apreendida durante uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
A ação foi realizada entre os dias 24 e 30 de maio em Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira, a 1.063 km e 893 km de Cuiabá, respectivamente.
As apreensões, segundo o Ibama, foram feitas em unidades de conservação e território indígena.
Ao todo, 510 kg de peixe, 18 tartarugas, 126 anzóis e 14 conjuntos de canoas foram apreendidos na operação Rios Federais II.
O pescado foi doado a obras sociais do município de Novo Santo Antônio.
De acordo com o Ibama, caravanas de pescadores de São Paulo representam 80% das autuações feitas durante a operação. Os grupos foram localizados pescando com redes, tarrafas, anzóis.
Uma autoridade política de Ribeirão Cascalheira, que não teve a identidade divulgada, foi autuada e devem responder administrativamente e criminalmente pelas práticas.