A capacitação faz parte do Programa Qualifica 300 – Edição Mulher
Boas oportunidades para quem busca por capacitação e também para quem pretende aprender para seguir em uma nova profissão, mas não tem condições de arcar com os custos.
No Cras do bairro Jardim Araçá, as alunas estão tendo a oportunidade de aprender as técnicas no curso de manicure e pedicure. A capacitação faz parte do Programa Qualifica 300 – Edição Mulher, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh).
Nessa edição do projeto Qualifica 300, a edição é voltada para as mulheres, capacitando- as para o mercado de trabalho.
Com 160 horas/aula, o curso forma profissionais por meio de aulas teóricas e práticas supervisionadas.
“O profissional pode atuar em salões de beleza, clínicas de estéticas, SPA e em domicílio, como contratado ou autônomo. Não simplesmente aprender como fazer unha, mas sim todos os cuidados das unhas das mãos e dos pés, aplicando as normas de biossegurança, bem como o planejamento da carreira, noções de mercado, adotando atitudes empreendedoras”, explicou a professora Anni Marçal.
Quem demonstrou que aprendeu no curso foi a aluna Josiane Auxiliadora de Miranda. Segundo ela, por mais que já trabalhe na área, o curso lhe ofereceu ferramentas que eram desconhecidas. Apesar de parecer simples o modo de esmaltar as unhas, tem todo um segredo para um trabalho de qualidade.
“Sem falar no modo do corte das cutículas, tem uma técnica diferenciada. Tenho certeza que a partir de agora, vou oferecer um serviço de muito mais qualidade para as minhas clientes e futuros agendamentos. Estou muito satisfeita com os resultados”, comentou.
Keila Arruda foi uma pessoa atendida pela Josiane durante o curso, pois além de aprender e testar entre as participantes, o atendimento foi aberto para a comunidade. “A minha nota é 10. Ela é bem caprichosa, tem todo cuidado para não machucar. Está de parabéns. Tem tudo para ser uma ótima profissional no mercado. Eu indico com toda certeza”, disse.
Essa é a proposta do projeto Qualifica 300- Edição Mulher que está sendo realizado nas 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com ofertas de cursos nas mais diversas áreas, como beleza, estética, alimentação e artesanato, tendo como principal objetivo profissionalizar a comunidade.