O Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), realizou nesta sexta-feira (21) a vistoria dos ônibus articulados que circularão em Cuiabá atendendo a população que utiliza o transporte público.
Ao todo serão entregues, pelo Município, quatro veículos articulados. Os dois primeiros, da empresa Pantanal Transportes, começam a rodar com a linha 313, que atende os bairros CPA 1 e 3, Morada do Ouro, as Avenidas do CPA e Beira Rio até as proximidades da Unic. Eles devem começar a circular no dia 1° de janeiro de 2019.
Os outros dois ônibus começam a rodar no final de janeiro para o atendimento nas regiões dos bairros Parque Cuiabá (passando pelo Parque Atalaia, Cohab São Gonçalo, Centro) e o bairro Pedra 90 – ele fará o trajeto pela Avenida Fernando Côrrea da Costa até o Centro. Esses dois carros foram disponibilizados pelas empresas Integração Transportes e Expresso NS, respectivamente.
Com 21 metros de comprimento e com capacidade de transportar 152 passageiros em uma única viagem, os ônibus articulados possuem ar-condicionado, Wi-fi à bordo, carregador de celular, tomada USB, conforto e acessibilidade. Além disso os veículos dispõem de câmbio automático e suspensão a ar, o que segundo a prefeitura garantirá mais segurança para os passageiros durante embarque e desembarque.
“No primeiro dia do ano, começaremos a presentear a população de Cuiabá pelos seus 300 anos com a circulação intermitente dos ônibus articulados. É um sistema eficiente, moderno e humanizado que implantaremos no nosso transporte coletivo. O meu compromisso com a polução cuiabana é avançar e inovar dando mais respeito e dignidade aos usuários do sistema”, disse o prefeito.
De acordo com o diretor da Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU), Ricardo Caixeta, os modelos contribuem para a modernização da frota em Cuiabá.
“É um ônibus que tem uma capacidade de carregamento muito maior e com isso será possível, nos horários de pico, dar uma agilidade maior para levar os passageiros até o centro”, declarou.
Os ônibus articulados possuem a tecnologia Euro5 – que é a última tecnologia disponível de motores para os veículos no Brasil com uma emissão de poluentes inferior dos ônibus tradicionais, adotada no Brasil desde 2012.
Segundo Caixeta, os articulados possuem o chassi da marca Volvo e as carrocerias são da marca Mascarello.
“O veículo maior que o convencional demanda maior cuidado, mas com relação às curvaturas não haverá nenhum tipo de problema já que o sistema de articulação é justamente para permitir que o condutor faça as manobras em um raio de giro da mesma maneira que um ônibus convencional”, explicou o diretor.
Com a implantação deste modelo, serão retirados de circulação os outros ônibus, uma vez que os novos veículos deverão suprir as necessidades.
A partir da entrega dos ônibus, os motoristas deverão passar por um treinamento para operar os veículos nas ruas da cidade.
Fonte: www.reportermt.com.br/geral