Das universidades privadas, até o momento, só se tem informação de suspensão das aulas na Unic
(Por agoramt, Welington Sabino)
Como medidas de prevenção para evitar a proliferação do coronavírus, estabelecimentos de ensino superior em Mato Grosso estão suspendendo as aulas temporariamente. Até o momento, já tomaram tal decisão as seguintes instituições: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade de Cuiabá (Unic) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
A UFMT informa que decidiu suspender as aulas presenciais de graduação e pós-graduação nos Câmpus do Araguaia, de Cuiabá, de Sinop e Várzea Grande a partir desta terça-feira (17). Na graduação, a realização dos exames de segunda época está mantida conforme o Calendário Acadêmico.
Ficam suspensos também eventos com aglomeração de pessoas e encontros presenciais nos polos de Educação a Distância (EaD), colação de grau unificada, fóruns, simpósios e congressos e ações de extensão.
As demais atividades administrativas deverão aguardar orientações posteriores. Recomenda-se, ainda, que as bancas de conclusão de curso se realizem por meio de ferramentas digitais de comunicação.
Em nota publicada na manhã desta terça-feira, a UFMT informa que “a decisão de interrupção imediata das atividades acadêmicas presenciais na UFMT foi motivada com base na declaração de emergência global de saúde, devido a pandemia relacionada ao coronavírus, da Organização Mundial da Saúde (OMS), nas orientações do Ministério da Saúde do Brasil e no Decreto nº 407, de 16/03/2020 do Governo do Estado de Mato Grosso”.
Por sua vez, a Unemat publicou comunicado em seu site na noite desta segunda-feira (16) logo após o governador Mauro Mendes (DEM) editar um decreto que estabelece uma série de medidas de orientativas e outras obrigatórias para evitar um possível surto de coronavírus no Estado, em especial nas repartições públicas e escolas de Mato Grosso sejam elas das redes municipais ou estadual.
Com base no decreto 407/2020, o reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, emitiu um ofício circular que trata da suspensão das atividades institucionais. Dessa forma, a Unemat suspende, a partir desta terça-feira (17) até o dia 5 de abril todas as atividades institucionais de ensino e também administrativas.
“As atividades essenciais deverão ser reorganizadas em conformidade com orientações das Pró-reitorias, Diretorias Político, Pedagógicas e Financeiras e Diretorias de Unidade Regionalizada Administrativa a partir de deliberações da Reitoria”.
Ainda, conforme o ofício, o comitê de monitoramento do covid-19 no âmbito da instituição fará avaliação continuamente e, em caso necessário, emitirá novas orientações em relação ao retorno das atividades. Ressalta ainda que recomendações específicas de reposição das aulas e outras atividades serão definidas posteriormente.
No caso do IFMT, após uma reunião nesta segunda-feira, o Comitê de Medidas Preventivas e Orientações sobre covid-19 divulgou a Nota 02/2020, contendo novas medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. Entre elas, a suspensão das atividades presenciais e do calendário acadêmico, a partir desta terça-feira até o dia 11 de abril de 2020 no âmbito de todo o Instituto Federal de Mato Grosso.
Em relação à Unic, que é uma instituição particular de ensino, as aulas foram suspensas nesta segunda-feira e até o dia 23 deste mês os estudantes seguem tendo aula por sistema de Ensino à Distância (EaD).
Também da rede privada de ensino, o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), por enquanto só informa que acompanha atentamente as ações do Ministério da Saúde e das autoridades estaduais e municipais no combate ao Coronavírus. Para isso, ressalta que “foi criado um Comitê de monitoramento, que acompanha em tempo real as informações e orientações dadas pelas autoridades públicas sobre o covid-19 e os possíveis desdobramentos em nossas atividades”.
Vale ressaltar que o comunicado é do dia 13 deste mês, ou seja, da última sexta-feira, ocasião em que o Univag afirmou que a Instituição está funcionando normalmente, seguindo estritamente a recomendação das autoridades de saúde. “Qualquer alteração dessa condição, assim como informações, serão, imediatamente, divulgadas a toda a comunidade universitária. Evite boatos”, diz a publicação no site do estabelecimento.