Foram uma medalha de ouro de Jerusa Geber, uma de prata com Rayane Soares e duas de bronze com Mateus Evangelista e Lorena Spoladore
O Brasil vem colecionando medalhas nas Paralimpíadas de Paris, e na tarde desta terça-feira (3), conquistou quatro medalhas no atletismo, sendo uma de ouro de Jerusa Geber, uma de prata com Rayane Soares e duas de bronze com Mateus Evangelista e Lorena Spoladore.
O Brasil abriu a manhã com medalhas e agora, está na 4ª colocação no quadro geral de medalhistas, com 48 no total, sendo 14 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze.
Jerusa é ouro
Na sua quinta participação em jogos paralímpicos enfim a tão sonhada medalha de ouro chegou e de quebra com recorde. Jerusa Geber fez o tempo de 11s83 e levou mais uma medalha para sua galeria. Ela já tem o bronze em Pequim 2008, duas pratas em Londres 2012, e bronze em Tóquio 2020. Lorena Spoladore levou o bronze com 12s14. A disputa era pelos 100m T11 (deficiência visual).
Rayane Soares conquista a prata
Rayane Soares conquistou sua primeira medalha em Paralimpíadas. A velocista fez sua melhor marca da carreira com 11s78, ficando atrás de Lamiya Valiyeva, do Azerbaijão que fez 11s76.
Mateus Evangelista
Em Paris, Mateus Evangelista conquistou sua terceira medalha paralímpica. No salto em distância T37 ( atletas com paralisia cerebral) levou o bronze saltando 6,20m. O detalhe é que o queniano Samson Opiyo fez a mesma marca, mas levou a prata no desempate. Prata no Rio 2016 e Bronze em Tóquio 2020, Mateus levou o Time Brasil ao pódio. Da Argentina Brian Impellizzeri conquistou o ouro com um salto de 6,42m.