A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, participou da cerimônia de posse dos novos procuradores e promotores substitutos de Justiça do Estado, na última sexta-feira (2 de agosto), na sede do Ministério Público Estadual, em Cuiabá. A solenidade contou com a presença de outras autoridades de Mato Grosso, além de familiares dos empossados.
A magistrada reafirmou a parceria entre o Poder Judiciário e o Ministério Público e disse aos recém-empossados que deseja que eles também sejam portadores dessa parceria. Ela saudou aos que ascenderam na carreira.
“Quero congratular com sucesso todos os que ingressam, com muita esperança na atuação humanizada que tanto hoje foi objeto de exortação. Sou uma defensora há muito tempo, e assim serei até o final da minha trajetória, da consensualidade, do respeito, de ouvir o que o outro tem para dizer”, disse a desembargadora.
Ela continuou sua fala pedindo para que os procuradores e promotores se lembrem de que “a sociedade está debilitada no quesito da oitiva verdadeira de um para outro, dos seres humanos”. E que, muitas vezes, o que as pessoas que procuram o Ministério Público vão precisar, em primeiro plano, é de serem escutadas e não julgadas. Ela aproveitou a oportunidade e convidou a todos para se juntarem ao movimento crescente da realização dos Círculos da Construção da Paz, fomentado durante sua gestão.
“Hoje o Poder Judiciário é parceiro e chama vocês a essa parceria para que propaguemos, como uma grande bandeira, que é o dialogo estruturado por meio do Círculo de Construção de Paz. Faço votos de que vocês sejam portadores dessa nossa parceria, sejam aderentes a esse pacto”, concluiu a presidente do Tribunal de Justiça.
Ascenderam ao cargo de procurador (a) de Justiça a promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente e os promotores de Justiça Wagner Cezar Fachone, Theodósio Ferreira de Freitas, Adriano Augusto Streicher de Souza e Antonio Sergio Cordeiro Piedade.
Foram empossados no cargo de promotores de Justiça substitutos, Caio Rodolfo Ramos Imamura, Brício Britzke, Giedra Meneses Brito Martins e Thiago Matheus Tortelli.
Além da presidente do TJMT, também compuseram o dispositivo de honra a primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virgínia Mendes; a senadora por Mato Grosso Margareth Buzetti; a deputada federal Gisela Simona; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Ricardo; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso; o corregedor-geral do MPMT, procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, e o presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Mauro Benedito Pouso Curvo.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: a foto panorâmica mostra a desembargadora Clarice Claudino da Silva no púlpito, falando ao microfone e olhando para o lado. Ela é uma mulher de pele clara, cabelos lisos, curtos e loiros. Ela está vestida com um conjunto de calça e blazer, verde-escuro. À frente está a audiência. Todos estão sentados em poltronas vermelhas. O plenário está lotado.
Marcia Marafon/ Foto: Ednilson Aguiar
Assessoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br