Documento é essencial para continuidade do trabalho de desmembramento do distrito
Garantir, o mais rapidamente possível, a novo mapa de Mato Grosso, com a delimitação do recém-criado município de Boa Esperança do Norte. Esta foi uma das pautas tratadas pelo prefeito Ari Lafin e o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (14.03), na sede do Instituto.
Junto ao prefeito, participaram da reunião a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro; o subprefeito do ainda Distrito de Boa Esperança, Calebe Frâncio e o secretário de Fazenda, e integrante da Comissão de Desmembramento do Município de Boa Esperança do Norte, Sérgio Kocová Silva. O vereador Chico da Zona Leste também compõe a comitiva sorrisense na agenda na capital do Estado.
Nesta segunda-feira (11.03), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) regulamentou a primeira eleição no município de Boa Esperança do Norte, cuja criação foi confirmada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O pleito inaugural na nova cidade, no dia 6 de outubro, será para os cargos de prefeito e vice-prefeito, bem como para eleger nove vereadores.
Com a presença do procurador do Estado, Laerte Scalco e da diretora de Cartografia e acervo fundiário, Bruna Cecconello, o grupo destacou a importância de este novo mapa, com a definição dos limites do novo município. “Esta documentação é necessária para seguir com os trabalhos de análise e pesquisa de campo para a transição político-administrativa e financeira que estão sendo realizados”, destacou Sérgio.
“Queremos agradecer a oportunidade de conversar diretamente com o presidente do Intermat, o que deve imprimir mais celeridade ao trabalho que vem sendo realizado, definindo o novo mapa e assim, atender o anseio dos moradores do município recém criado, em especial dos produtores rurais”, afirmou Calebe.
Presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros argumentou que o novo mapa deve ser apresentado em breve. “Esta é nossa prioridade zero, estamos dependendo de algumas informações e devemos conduzir este processo o mais rapidamente possível, com o conforto e a segurança jurídica que todos precisamos”.
O prefeito Ari Lafin avaliou de maneira positiva a reunião, em que também foram analisadas questões relativas à regularização fundiária urbana de Sorriso. “Além da questão relativa a todo o processo de emancipação de Boa Esperança, também, nesta oportunidade, apresentamos o trabalho que vem sendo feito com relação à regularização fundiária urbana, por meio do Regulariza Sorriso, e reuniões como esta nos permitem sanar dúvidas, alinhar condutas e, principalmente, seguir com estas ações, que fazem a diferença na vida destas famílias”, contextualizou o prefeito.