(Por Alessandra Marques| ASCOM Cuiabá)
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, apresentou na manhã desta segunda-feira (18) uma exposição sobre a construção da Ferrovia Senador Vuolo em Mato Grosso. A apresentação ocorreu durante o Encontro Ferrovia em Cuiabá: Integração e Desenvolvimento, promovido pela Câmara Municipal de Poconé em parceria com o Fórum Pró-Ferrovia e o Sesc Pantanal. A ação aconteceu no Centro de Atividades do Sesc (CAP), no município de Poconé.
A chegada da ferrovia garantirá a integração econômica de Cuiabá com a região Oeste e Sudoeste de Mato Grosso, além da geração de mais de 200 mil empregos.
“A ferrovia em Mato Grosso já é uma realidade e tem prospecção de geração de mais de 200 mil empregos direta e indiretamente. Estamos trabalhando junto com a Câmara Municipal de Poconé e a sociedade organizada dessa região para poder acelerar o processo e o cumprimento do contrato para que os trilhos cheguem a Cuiabá o mais rápido possível”, explicou Francisco Vuolo.
Durante a ação, a Câmara Municipal de Poconé anunciou a indicação de cumprimento de contrato para que a empresa Rumo, companhia responsável pela malha ferroviária, apresente a licença para a instalação dos trechos da ferrovia do município de Juscimeira até Cuiabá.
“Estaremos apresentando para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente ainda neste mês de junho, o pedido de licença e autorização da construção dos trechos ferroviários que ligarão a região de Juscimeira até a nossa capital”, pontuou Itamar Lourenço, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Poconé.
As regiões Oeste e Sudoeste do estado são lar de 18,6% da população do Mato Grosso e ocupam 18% de todo o território estadual. Atualmente, está prevista a construção de um terminal de cargas da ferrovia em Cuiabá, o que situaria o modal a apenas 210 quilômetros de Cáceres.
A palestra também contou com a presença do deputado estadual, Carlos Avalone, do gerente de relações governamentais da Rumo, Vinicius Roder, do gerente do Sesc Poconé, Paulo Sérgio Vicente, e de alunos de colégios estaduais de Poconé.