Comitiva de Mato Grosso se reuniu com presidente da entidade em Brasília para cobrar providências quanto a desmoronamentos na rodovia
(Por Camila Ribeiro |Hiper Notícias)
Reprodução/Instagram
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assumiu o compromisso de manifestar em 30 dias o posicionamento sobre as obras para conter os desmoronamentos no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá). O pacto foi firmado com comitiva de parlamentares de Mato Grosso que esteve em Brasília, nesta terça-feira (7), para reunião com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. No encontro, o grupo cobrou providências quanto a MT-251. Foi a terceira audiência para discutir a demanda.
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, admitiu que o turismo no Parque Nacional de Chapada é penalizado e a entidade aceitou compor força-tarefa com o Ibama para dialogar sobre o projeto proposto pelo governador Mauro Mendes (UB) que prevê o retaludamento das encostas – corte de um dos paredões.
“O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é extremamente estratégico e sabemos que, inclusive, o turismo vem sendo afetado pelo problema do desmoronamento. Então, saibam que o ICMBio quer ser parte da solução. Nós tínhamos montado uma força-tarefa entre o Ibama e ICMBio e queremos que neste prazo seja dada a manifestação, não posso adiantar qual será a manifestação pois depende da análise. Mas estaremos trabalhando junto para solucionar essa questão o quanto antes”, afirmou Mauro Pires.
O pedido de licenciamento foi protocolado no Ibama em 17 de abril. Durante os próximos 30 dias, os órgãos ambientais e o governo deverão compor uma comissão para dar andamento e celeridade nos procedimentos de estudos de impacto ambiental da obra, destinadas a minimizar os danos causados pelo deslizamento de encostas a partir de dezembro do ano passado. O estudo, que também prevê a duplicação da rodovia, é composto por 11 programas ambientais.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (UB), os senadores Jayme Campos (UB), Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzetti (PSD) também acompanharam a reunião. Fabio apostou na emissão da licença para que a Secretária de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) dê início as obras.
“Fizemos um compromisso que no máximo em 30 dias, nós teremos o licenciamento para dar início as obras do Portão do Inferno”, falou Fabio.
VEJA VÍDEO
Fonte:https://www.hnt.com.br/politica/ibama-diz-que-se-manifestara-sobre-corte-no-portao-do-inferno-daqui-30-dias-veja-video/408026