O grupo nunca escondeu a insatisfação da filiação do atual prefeito e sempre lutou para ter a empresária Mirtes Grotta na sigla
(PorPaulo Henrique Fanaia | Leiagora)
“Eu não sou obrigado a apoiar alguém que eu não queira ou que eu não concordo com as diretrizes que ele toma. (…) Esquisito é o partido obrigar as pessoas a aceitarem alguém que não queira aceitar. Nós somos livres, isso é democracia. (…) Eu não vou dizer que eu vou fechar com a Mirtes, mas é possível que a gente se abstenha do processo, porque seria até uma questão de ética, mas a minha preferência sempre foi pela Mirtes”, diz o deputado.
A saída de Dorner do Republicanos e sua filiação no PL em março deste ano, foi tumultuada desde o início. Isso porque, ainda em setembro de 2023, quando a suplente de senador Rosana Martinelli (PL) colocou seu nome à disposição para disputar a prefeitura, ela já havia adiantado que liderava um grupo da direita que era contra a gestão do atual prefeito.
Quando Dorner se filiou e posou ao lado do presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto, o chefão do PL garantiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro havia cravado apoio ao prefeito. Logo depois, o capitão desmentiu Waldemar e disse que não tinha firmado apoio a ninguém.
Além disso, para a alegria do grupo que é contra Dorner, Bolsonaro afirmou que gostaria de ter a empresária Mirtes Grotta ao seu lado. Ate aquela época, Mirtes era cotada pelo grupo anti-Dorner a disputar a prefeitura. Todavia, vendo que o PL já havia filiado Dorner, Mirtes se filiou ao Partido Novo.
O famigerado vídeo
Tudo ficou ainda pior quando na semana passada, o prefeito Dorner e a primeira-dama de Sinop foram protagonistas de uma situação constrangedora. Animados com a visita de Bolsonaro na cidade, o casal tentou subir no mesmo carro que o ex-presidente para acompanhar a motociata em homenagem ao capitão.
Acontece que ambos foram barrados, ao ponto que a primeira-dama, que já estava em cima do carro, foi retirada a força pelo segurança de Bolsonaro. Ao mesmo tempo, Mirtes Grotta, que nem é do PL, estava ao lado de Bolsonaro sendo ovacionada pelos eleitores da direita.