22/12/2024

Vídeo e Fotos | Sapateiro resiste e mantém a tradição da profissão no Centro Histórico de Cuiabá

O 25 de outubro é lembrado como o Dia do Sapateiro e o Leiagora foi em busca destes profissionais que se reinventam e sobrevivem às novidades do segmento

(por Gabriella Arantes do Leiagora)

Foto: Gabriella Arantes/Entretê

Quem nunca se apegou a um calçado que quando descolou ou arrebentou não quis jogar fora? O problema tem solução através das mãos dos sapateiros, considerada uma das profissões mais antigas do mundo.

No passado, adquirir um sapato novo custava muito caro, por isso, compensava mais mandar arrumar. A queda na demanda, fez com que as sapatarias deixassem de existir ao longo do tempo. No entanto, na contramão disso, como a durabilidade dos calçados é cada vez menor, os sapateiros foram resistindo ao mercado.

O sapateiro Fábio de Paula Machado, 43 anos, mantém essa tradição milenar. Ele é proprietário da Aliança Sapataria, localizada no Centro Histórico de Cuiabá. O profissional conserta os mais variados tipos de calçados, além de bolsas e malas.

Trabalhando há 23 anos no ramo, Fábio disse que conserta mais de mil sapatos por mês. Ao longo do tempo, o sapateiro foi adquirindo máquinas para auxiliar no ofício artesanal.

“Se não fosse os equipamentos eu ia demorar muito mais. Eu fui comprando cada um de pouco em pouco. Comprei uma prensa, uma grampeadeira e uma de costura. Para fazer qualquer serviço precisa ter várias máquinas”, disse ao Entretê.

Vindo do interior de Mato Grosso e de uma família simples, Fábio começou a trabalhar como sapateiro ainda jovem, como forma de ter uma renda. O artesão ainda contou que o pai é sapateiro e aprendeu a profissão com ele.

O 25 de outubro é lembrado como o Dia do Sapateiro, uma homenagem aos santos Crispim e Crispiniano, padroeiros da profissão. Para Fábio, a data evidencia a importância do trabalho.

“Independente do Dia do Sapateiro ou não, eu acho que todo o dia é um bom dia para quem está trabalhando. […] Graças a Deus eu não trabalho no sol, não me esforço muito e não pego peso”, afirmou.

Quem precisar consertar algum caçado, é necessário entrar em contato com o sapateiro através do número (65) 9 9269-5657 ou ir até a Aliança Sapataria, localizada na Rua Campo Grande, Nº 108, Centro Norte de Cuiabá.

Enquanto alguns sapateiros resistem, outros utilizam a tecnologia como aliada. Como é o caso da Sofisticatto Sapataria. Os clientes são atraídos pelas redes sociais do local, onde mostrando o resultado das reformas.

https://www.instagram.com/reel/CyLr_cnuOyp/?utm_source=ig_embed&ig_rid=eb252e12-a41f-4778-96ee-1e8cc297d5eb

“A maioria dos clientes e contatos vem pelo Instagram. Nós temos o serviço delivery também, que é bem mais prático. Mas os clientes também podem vir presencialmente A gente ainda faz um pré orçamento online também através de fotos e vídeos”, explicou ao Entretê uma das proprietárias do estabelecimento, Crislayne Mendes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: https://www.leiagora.com.br/entrete/4860/-video-e-fotos-sapateiro-resiste-e-mantem-a-tradicao-da-profissao-no-centro-historico-de-cuiaba

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment