Núcleos têm a função de organizar os serviços de saúde na rede de assistência, favorecendo a prestação de serviços com mais eficiência
A equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis visitaram diversos municípios da região Sul de Mato Grosso para sensibilizar os gestores municipais quanto à importância da implantação dos núcleos locais de segurança do paciente.
Nos primeiros 20 dias de março, o grupo, liderado pela coordenadora do Núcleo Estadual da Qualidade e Segurança do Paciente da SES, Maria do Carmo Souza, esteve em Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Pedra Preta e Alto Araguaia.
O Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da SES auxilia os gestores dos hospitais e seus profissionais a melhorarem os indicadores de qualidade no atendimento e prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os núcleos municipais têm a função de organizar os serviços de saúde na rede de assistência, favorecendo a prestação de serviços de qualidade no tempo certo, lugar certo, com o custo correto de forma humanizada e com equidade. Hoje, destacamos que Campo Verde e Primavera do Leste são os dois municípios que já fizeram a implantação do núcleo municipal de segurança do paciente e avançam na construção do plano para o desenvolvimento das ações relativas ao tema”, destaca Maria do Carmo.
Nas próximas semanas, outros municípios da região Sul devem receber visita da equipe da SES. Conforme explica a coordenadora, a região foi selecionada por integrar o programa Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS).
O programa é uma proposta elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com o objetivo de apoiar as equipes técnicas e gerenciais dos estados e municípios na implantação das Redes de Atenção à Saúde pelo SUS.
FONTE: MÍDIA NEWS