Núcleo é responsável por acionar autoridades com foro no Tribunal de Justiça
O procurador-geral de Justiça Marcos Regenold Fernandes é o novo coordenador para o Naco (Núcleo de Ações de Competências Originárias), setor do Ministério Público Estadual que processa políticos com foro especial.
A informação foi dada pelo procurador-geral de Justiça Deosdete Cruz Junior, na manhã desta segunda-feira (6), ao programa A Notícia de Frente, da TV Vila Real.
Deosdete voltou atrás de uma decisão que teve antes de assumir a gestão do MPE. Inicialmente era ele quem comandaria o setor – um dos setores mais importantes do MPE, responsável por acionar políticos, como deputados e prefeitos, no Tribunal de Justiça.
O chefe do MPE explicou que quando ainda atuava como subprocurador, vez ou outra, assumia o cargo de chefe do Naco e conseguia administrar as duas funções. Ocorre que como PGJ analisou que os trabalhos seriam mais duros.
“Eu tive uma ideia inicial de não ter a figura de um coordenador. Porque atuando em substituição ao então coordenador Doutor Domingo [Sávio, ex-chefe do Naco], eu sempre consegui assumir a subprocuradora junto ao Naco”, disse.
“Mas assumindo a função de procurador-geral isso é impossível. Porque [no Naco] você tem que atender advogados, colher depoimentos e nós já temos indicado para atuar como coordenador desde agora, dia 1º de março, Marcos Regenold”, completou.
Regenold já integrava o núcleo duro do Naco na gestão de Deosdete como coordenador assistente, junto com o promotor Carlos Roberto César Zarour. Agora, Zarour atuará como membro-auxiliar.
“[Regenold] É um promotor do Patrimônio Público, um colega que tem bastante expertise, já atuou no Gaeco e vai fazer, com certeza, um grande trabalho, ajudando e dando suporte a Procuradoria-Geral”, disse Deosdete.
FONTE: MÍDIA NEWS