Presidente da AL diz que cenário é resultado de “medidas amargas” tomadas no início da gestão
Opresidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), afirmou que o Governo do Estado deve começar o ano de 2021 com R$ 2 bilhões em caixa, um cenário muito diferente do que foi enfrentado pela Gestão Mauro Mendes nos dois primeiros anos de mandato.
Em entrevista à Rádio Mega FM, o parlamentar comentou que o cenário favorável que se desenha é resultado das medidas, algumas consideradas impopulares, tomadas pelo governador no início da sua gestão, a fim de colocar as finanças em ordem e quitar as dívidas herdadas da gestão anterior.
“O Governo vai começar janeiro com provavelmente R$ 2 bilhões em caixa. O governador apresentou os projetos para termos um Estado melhor. Teve um desgaste no início, evidentemente. Os agricultores mesmo fizeram movimentos duros contra a mudança do Fethab, mas agora eles estão vendo as estradas chegando, as condições melhores e começam a ter um sentimento de melhora. Por que quem gosta de pagar imposto e não ver resultado?”, afirmou.
Botelho relembrou que Mendes, quando foi eleito em 2018, herdou uma administração “afogada em dívidas”.
“O Estado estava sem condições: fornecedores atrasados, 13º parcelado e sem pagar no dia certo, salários começando a atrasar, presídios com problema na alimentação, os carros locados estavam atrasados”, elencou.
Segundo Botelho, entretanto, a “bomba” encontrada vem sendo alimentada desde 2014, pela gestão de Silval Barbosa, quando leis de incentivo e benefícios foram sendo concedidos sem que houvesse um estudo específico para isso.
“A bomba explodiu em cima do [Pedro] Taques, que não nos escutou. No início do governo, falei para ele que a questão financeira precisava ser resolvida, tinha que passar por soluções duras e desgastantes, mas ele não fez. Quem criou a situação não foi ele. Ele herdou e não conseguiu resolver”, afirmou.
Botelho relembrou que, ao contrário de seu antecessor, Mendes o chamou para conversar assim que foi eleito, perguntando sobre os caminhos que deveriam ser tomados.
“Em janeiro [de 2018], ele me chamou e disse que queria que convocasse a Assembleia, porque estava com todos os projetos prontos. E resultou nessa melhora de hoje, pagando tudo em dias”, completou.
Fonte: https://ofatonews.com.br/noticia/3580/botelho-cita-melhora-mt-comeca-2021-com-rs-2-bilhoes-em-caixa.html