A Polícia Civil de Pontes e Lacerada (445 km de Cuiabá) instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um bebê recém-nascido, do sexo masculino, na maternidade do Hospital Vale do Guaporé, no último sábado (18), logo após o parto, com um longo corte no pescoço. Em vídeo que circula em aplicativo de mensagens, o bebê aparece com curativos no pescoço, que ao serem retirados, revelam um grande corte que vai de um lado ao outro, já devidamente suturados (dados pontos).
Conforme boletim de ocorrência, o pai do bebê procurou a delegacia de polícia, informando que após a esposa realizar o parto, o bebê teria morrido. Segundo as informações fornecidas por ele, o bebê teria nascido com vida no último sábado, dia 18, mas morreu posteriormente em decorrência do parto. Porém o hospital teria alegado que o bebê já nasceu sem vida.
O pai do bebê, K.C.C.E, disse ao HiperNotícias que não estava presente na hora do parto e relatou que segundo informações passadas pela médica, em princípio tudo estava perfeito para a realização de um parto normal, mas depois de terem sido feitas várias tentativas para o nascimento, foi necessário fazer um parto cesariano. E que a esposa dele viu o bebê com vida na sala de parto. Mas ele não poderia dar mais informações, pois o caso está sendo investigado e a família está aguardando o laudo médico.
“Ele estava com vida perfeitamente e na hora do parto que ele faleceu, agora ninguém sabe explicar ou falar porque ele faleceu. Até agora nós ouvimos somente a doutora falando a respeito do ocorrido, que ele perdeu a vida na hora do parto porque ela teve que fazer uma manobra para poder tirar o bebê”, relatou o pai.
O corpo do bebê foi encaminhado para exame de necropsia e um inquérito policial foi instaurado na Polícia Judiciária Civil para apurar os reprodução fatos, sendo registrado como “morte a esclarecer”.
A delegada do caso, Lizzia Ferraro, informou que as investigações estão em fase inicial, que os documentos solicitados ainda não foram encaminhados e que eles aguardam o laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para dar andamento ao caso.
O outro lado
O Diretor Presidente do Hospital do Vale Guaporé, José Paulo Lidima, disse que estão apurando o caso e que os relatos dos médicos que estavam no Centro Cirúrgico na hora do parto estão sendo coletados. Que também foi solicitado levantamento do prontuário da paciente e quando finalizarem as investigações o hospital emitirá uma nota. “Lamentável, está sendo difícil para todos nós, o hospital não vai fugir da responsabilidade”, afirmou o diretor.
fonte: https://www.hnt.com.br/policia/morte-de-recem-nascido-com-corte-no-pescoco-e-investigada-pela-policia/178396