O pleno do Tribunal Regional Eleitoral decidiu homologar as revisões do eleitorado com cadastramento biométrico dos municípios em Santa Carmem (30 km de Sinop) Matupá, Glória D’Oeste e Vila Rica foram homologadas e haverá cancelamento dos títulos eleitorais de 6.537 pessoas que deixaram de fazer a biometria.
Em Matupá (200 km de Sinop) de 11.110 eleitores convocados, 2.586 não fizeram o cadastramento biométrico. Também passou pela revisão o município de Glória D’Oeste, onde das 2.648 inscrições eleitorais cadastradas no município, 621 serão canceladas. Dos 12.409 eleitores de Vila Rica convocados para a revisão, 2.538 não atenderam à convocação. Em Santa Carmem, dos 3.288 eleitores cadastrados, 792 terão o título cancelado.
“A validade e eficácia dos trabalhos foram chancelados pelo Ministério Público Eleitoral, que enfatizou a efetiva publicidade e divulgação do recadastramento ao eleitorado interessado”, decidiu o corregedor regional eleitoral, desembargador Sebastião Barbosa Farias, responsável pela relatoria dos processos.
Assim que ocorrer o trânsito em julgado da decisão proferida pelo pleno, os autos deverão ser encaminhados à Corregedoria Regional, que fará, no prazo de 5 dias, o registro da data de homologação da revisão do eleitorado no Sistema da Justiça Eleitoral (ELO). Após, o processo será encaminhado ao Juízo Eleitoral de origem providenciará, no prazo de 3 dias, o cancelamento das inscrições eleitorais.
Além de não votar, sem título as pessoas acabam ficando impedidas, por exemplo, de fazer concurso público.