Comissão vai analisar proposta de emenda à Constituição que tem apoio de parte dos líderes partidários. Quando chegar à Câmara, proposta do governo tramitará em conjunto, disse Maia.
(Por Fernanda Vivas, TV Globo)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) declarou nesta sexta-feira (5), durante entrevista à rádio Jovem Pan, que instalará na próxima semana, a comissão especial criada para analisar a reforma tributária.
A instalação é a etapa que marca o início dos trabalhos do colegiado, que vai discutir o mérito da proposta de emenda à Constituição sobre o tema.
Os deputados vão analisar o texto apresentado em abril deste ano pelo líder do MDB, Baleia Rossi (SP). A proposta de emenda à Constituição (PEC) tem o apoio de outros líderes partidários alinhados com o presidente da Câmara e tem como referência as sugestões do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), que tem como um dos diretores o economista Bernard Appy.
Rodrigo Maia explicou que, quando enviada ao Congresso, a proposta de reforma tributária em elaboração pelo governo vai tramitar em conjunto com o texto do deputado Baleia Rossi.
A PEC apoiada por parte dos líderes da Câmara propõe a substituição de cinco tributos atuais por um único imposto sobre bens e serviços, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Os tributos que deixariam de existir são: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); contribuição para o Programa de Integração Social (PIS). O texto sugere ainda mecanismos de transição, tanto para empresas quanto para governos estaduais e municipais.
FONTE: https://g1.globo.com