07/09/2024

Bolsonaro dá posse a Roberto Campos Neto, novo presidente do Banco Central

(Por:  Guilherme Mazui)

O presidente Jair Bolsonaro deu posse nesta quinta-feira (28) ao economista Roberto Campos Neto como presidente do Banco Central. O cargo tem status de ministro.

A assinatura do termo de posse ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto foi fechada à imprensa.

Campos Neto substituirá Ilan Goldfajn, presidente da instituição durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Segundo o BC, a transmissão do cargo será realizada depois do feriado de Carnaval.

Campos Neto teve a indicação para presidir o BC aprovada na terça-feira (26) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e pelo plenário da Casa. A indicação foi aprovada em plenário com 55 votos favoráveis, 6 contrários e uma abstenção.

Antes da aprovação, o economista foi sabatinado por senadores. Na oportunidade, ele defendeu a redução do tamanho do Estado brasileiro, a autonomia do Banco Central e avaliou que o sistema bancário do país não é mais “concentrado” do que em outras economias desenvolvidas.

O Banco Central tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de fiscalizar e autorizar o funcionamento de instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; e vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais.

Outra atribuição do BC é cuidar da política cambial, por meio de intervenções no mercado.

Perfil

Próximo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, Roberto Campos Neto foi indicado para a presidência do Banco Central em novembro do ano passado, após a vitória de Bolsonaro na eleição presidencial.

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Recentes

Advertisment