Polícia Federal, por meio do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos, deflagrou nesta quinta-feira (7/2) a 4ª fase da Operação Araceli, com o objetivo de combater o crime de abuso sexual infantil. Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão na capital de Mato Grosso (Cuiabá), em cidades do interior do estado e em Rondônia.
Trata-se de trabalho de investigação permanente que conta com o apoio de populares denunciantes, com ferramentas tecnológicas disponibilizadas por organizações não governamentais estrangeiras (www.missingkids.com e www.childrescuecoalition.org), além do auxílio das polícias de Berna/Suíça e Wellington/Nova Zelândia.
Dados dos investigados não serão informados para garantir o sigilo necessário às investigações e para preservação da imagem destes. Nomes são divulgados somente após condenação criminal, no mínimo em segunda instância.
A PF aproveita a oportunidade para conclamar a população a denunciar casos de abuso sexual infantil de que tenham conhecimento. A denúncia pode ser feita a qualquer unidade da polícia ou do Ministério Público. É assegurado o sigilo dos dados do denunciante, caso necessário.
O nome da operação é uma homenagem à Araceli Cabrera Sánchez Crespo, criança brasileira vítima de abuso sexual e de violência, assassinada em 18/05/1973. A data de 18/05 tornou-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fonte: www.folhamax.com/policia