18/10/2024

Estudantes do Liceu postam foto fazendo símbolo nazista e a atitude repercute mal

Uma imagem de estudantes da Escola Estadual Liceu Cuiabano fazendo gesto que remete à saudação nazista, acompanhada da legenda “o terror das feministas”, repercutiu negativamente nas redes sociais durante o último fim de semana e expôs o clima de disputa ideológica na unidade mais tradicional de Mato Grosso.

Na fotografia, compartilhada no Facebook, aparecem cinco estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. O registro foi feito pouco após eles posarem para a foto oficial de formatura.

Minutos depois da postagem, a fotografia passou a ser compartilhada nas redes com diversas críticas. No Twitter, foram mais de 30 mil reações negativas.

Diante da repercussão, a diretoria do Liceu Cuiabano solicitou que os alunos se retratassem nas redes sociais. Eles fizeram um vídeo pedindo desculpas pela foto e disseram que o registro não foi feito com o objetivo de ofender.

Os cinco adolescentes foram suspensos por dois dias das aulas. Segundo a coordenação da escola, esta era a medida mais forte que poderia ser aplicada a eles.

Coordenador-geral da escola, Francisco de Assis Ferreira dos Santos comentou que encaminhou o caso para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) avaliar a situação. “Estamos aguardando orientação do jurídico da Seduc para que nos informem sobre outras punições que poderão ser aplicadas aos estudantes”.

Para o coordenador do Liceu Cuiabano, a imagem compartilhada pelos estudantes é considerada um fato lamentável. “Eles foram muito infelizes ao fazer aquela foto. Eles reproduziram expressões discriminatórias que a escola procura combater”, afirmou.

Ele explicou que o registro compartilhado pelos estudantes foi feito no anfiteatro da escola. “Todos os anos fazemos fotos de formatura das turmas, para colocar em um mural. Eles foram fazer as fotos e logo em seguida tiraram essa outra, por conta própria, e publicaram nas redes”.

Logo que a escola tomou conhecimento, segundo Assis, os pais dos alunos foram comunicados sobre a situação. “Os responsáveis pelos estudantes ficaram abismados. Eles não imaginavam essa situação”, pontuou. Pontuou ainda que não devem ser adotadas medidas mais severas para punir os alunos. “De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, o ECA, não podemos fazer muita coisa. O que a escola poderia fazer, foi feito. Cobramos um posicionamento deles perante a sociedade, para se redimir do ato cometido”, afirmou.

“Os professores trabalham muito com os alunos sobre questões voltadas à discriminação. Essa foto foi uma situação muito lamentável. A escola se desculpa junto à sociedade, porque essa não é a prática da nossa unidade escolar. São coisas isoladas e não aprovamos essas atitudes”, acrescentou.

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro de coletivo feminista, Priscila Mendes criticou duramente a fotografia compartilhada pelos estudantes. “É uma imagem simbólica em alguns níveis. São alunos de escola pública e todos branco, reproduzindo um cumprimento conhecido historicamente em referencia ao Nazismo”.

“Eles estão saudando um período da história que foi excludente e demasiadamente violento. Um período de racismo. Além disso, incitam o terror às feministas, que lutam por direitos iguais entre homens e mulheres. É preocupante que estudantes ignorem por desconhecimento ou falta de moral”, acrescentou.

SEDUC

Por meio de nota, a Seduc repudiou a atitude dos estudantes do Liceu Cuiabano. “A educação estadual tem como missão o desenvolvimento da Cultura da Paz nas escolas”. A pasta afirmou que tomou as medidas necessárias junto com a direção da escola e com os responsáveis pelos alunos. A secretaria disse que o caso foi registrado na ficha escolar dos estudantes.

Neonazismo

Uma nova onda nazista, o neonazismo, se manifesta, eventualmente, em diversas partes do mundo.

O nazismo foi um movimento liderado por Adolf Hitler, na Alemanha, e que levou à morte de 6 milhões de judeus, gays, ciganos e deficientes, em nome da construção de uma raça pura, a ariana.

Fonte: www.rdnews.com.br/cidades

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Recentes

Advertisment