Uma aeronave modelo Neiva EMB-201A caiu em uma área de floresta e depois pegou fogo neste domingo (4), no município de Peixoto de Azevedo (a 696 quilômetros de Cuiabá). O piloto identificado como Maicon Semencio Esteves é procurado pela polícia.
O gerente da propriedade, que preferiu não se identificar, disse que estava trabalhando quando viu a queda. “Estava gradeando, com trator, uma área quando o avião passou bem baixo e caiu. Fomos até o local e encontramos o avião todo destruído, pegando fogo. Andamos [pela mata] mas não encontramos o piloto”, afirmou ao site Só Notícias.
Conforme consta do Registro Aeronáutico Brasileiro, o avião estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado desde 2010. A aeronave estava registrada na categoria de serviços especializados aero agrícola. Ainda não se sabe de onde a aeronave decolou e qual seria o seu destino.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de nota, informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), realizarão a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-GSH.
A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.
A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A Força Aérea Brasileira também afirma que a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, mas que tudo depende sempre da complexidade do acidente.