O objetivo é garantir o acesso, permanência e desenvolvimento integral do estudante com deficiência na Educação Básica
Diante do grande desafio que é tornar a educação da Capital cada vez mais qualificada e inclusiva, o prefeito Emanuel Pinheiro vem investindo sistematicamente na formação continuada dos profissionais que atuam no espaço escolar.
Esta semana, de 28 a 31 de agosto, na Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), acontece mais um ciclo de formação para Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD) das unidades de creche, escolas municipais de Educação Básica (EMEB), escolas do campo e centros municipais de Educação Infantil (CMEI).
Este ano, a formação está sendo realizada por regional, no contraturno dos profissionais, nos meses de agosto, setembro e outubro, totalizando uma carga horária de 20h/aula, presenciais e à distância.
A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, explicou que em 2018 foram contratados aproximadamente 838 CADs para atuarem na rede municipal. Ao longo do primeiro semestre, esses profissionais receberam orientações e acompanhamento presencial de rotina, por parte da equipe de profissionais de várias áreas, bem como de assessores pedagógicos da SME. Agora, estes servidores estão aprofundando seus conhecimentos na formação.
“Toda pessoa com deficiência tem direito assegurado – constitucionalmente – a um desenvolvimento integral e a escola tem um papel fundamental nesse processo, garantindo a inclusão desses estudantes, conforme determina as Políticas Nacional e Municipal de Educação. Nesse sentido, é necessária a formação continuada, em várias áreas, de toda a equipe de profissionais inseridos no processo de aprendizagem”, salientou Zileide dos Santos.
Durante a formação, ministrada por profissionais da Educação Especial da Coordenadoria de Organização Curricular (COC) da Diretoria de Ensino da SME, são abordados diferentes temas, entre eles o Direito à Educação, Educação Inclusiva, atribuições do CAD na inclusão dos alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, orientações sobre como proceder nas atividades do dia a dia – como alimentação, cuidados de higiene e locomoção, o desenvolvimento da criança, interação e vínculo, orientações sobre o autismo, acessibilidade e mudanças posturais e o estudante como responsabilidade de todo o corpo de profissionais da unidade escolar, entre outros.
A metodologia da formação envolve atividades em sala de aula, além de avaliações individuais e exercícios extra-classe.
As formações são realizadas em grupos, por regional, em encontros de aproximadamente quatro horas por mês, totalizando 20h/aula, sendo 16h presenciais e 4h à distância.
“O objetivo da Formação Continuada é orientar os profissionais em relação ao desempenho das suas funções e atribuições nas unidades educacionais. Esse momento é também importante para que eles reflitam acerca das políticas públicas e ações implementadas pela gestão municipal, sendo fundamental para que tenham um embasamento teórico e prático e possam contribuir com o seu trabalho para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência e outras condições especiais, de forma humanizada e integral”, ressaltou a secretária adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado.
Serviço
Assunto: Formação para Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD)/2018
Data: Dias 28 (Regional Sul), 29 (Regional Norte), 30 (Regional Leste) e 31 (Regional Oeste) de agosto
Horário: Período integral, das 07:30 às 11:30 horas no período da manhã e das 13:30 às 17:30 horas, no período da tarde
Local: Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics), avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3500, bairro Bosque da Saúde
FONTE: http://www.midianews.com.br